GEOGRAFIA

A origem do planeta Terra

No começo achei o documentario cansativo, mas depois consegui enchergar sua importancia, com esse documentario é possivel compreender a importancia do conhecimento da construçao da Terra... Pois isso permite abrir a mente e entender varias coisas, já que conheci suas origens...

Placas Tectônicas 


O vídeo me faz entender fenômenos Geológicos, como Terremotos, Vulcões etc...

TERRA - A FORÇA DO PLANETA - VULCÕES


Generalizando o documentário ele mostra os vulcões e sua essencialidade na vida de todo o planeta... Ate algum tempo atrás sabia que os vulcões liberavam uma serie de componentes químicos, mas não acreditava que de certa forma eles abriram o caminho para vida na Terra e a mantém ate hoje.

Super vulcões 

Apesar dos vulcões serem essenciais para vida, ele provém do calor um componente destrutor muito poderoso. O documentário aborda o lado sombrio dos vulcões, mostra as possíveis catástrofes que podem ocorrer em regiões que se localizam ao redor de vulcões quando o mesmo entra em colapso...

Questões:

1- Porque no Brasil não temos "grandes" terremotos ?
Terremotos são raros no Brasil porque o País está localizado no centro de uma das grandes placas que compõem a superfície terrestre. Os terremotos acontecem nos limites entre as placas, onde há uma constante movimentação. Por isso, países localizados nos limites entre duas placas são os principais alvos desses desastres naturais.

2- Porque no Brasil não possuímos vulcões ?
 Na verdade, o Brasil não apresenta vulcões em atividade.Isso se dá pelo fato de nosso território estar centralizado em respeito a placa tectônica sul-americana, o que permite uma estabilidade geológica do país e consequentemente não apresentado nem terremotos nem atividades vulcânicas.

3- Porque podemos dizer que os vulcões são forças construtoras e não destruidoras ?
 Devido ao fato de eles terem possibilitado a vida no planeta, e estar possibilitando ate hoje, quando libera gás carbônico (substância que matem o planeta aquecido)... 


 

Redes Geográficas




Conceito



A rede geográfica é um conjunto de linhas imaginárias, formadas por paralelos e meridianos, que servem para localizar qualquer ponto na superfície terrestre. Esta rede é de fundamental importância para a confecção de mapas e é o principio de funcionamento de um GPS, dentre outras utilizações.Com os avanços tecnológicos as distâncias representadas por essas redes geográficas acabam se "modificando" tornando cada vez mais "próximas" as longas distâncias.



Como mostra o mapa, os países mais desenvolvidos tem maior número de internautas.


Assim como demonstra o mapa de anamorfose a posse de computadores pessoais é diretamente proporcional ao número de internautas e ao nível desenvolvimento desses países.

Assim, as redes geográficas são influenciadas pelo nível de desenvolvimento de cada país, colocando os países mais desenvolvidos no "centro" do mundo.



Agentes da Economia Global  


Transnacionais


Empresas que possuem matriz em seu país de origem e atuam em outros países através da instalação de filiais, são classificadas como empresas transnacionais. O termo transnacional substitui o termo multinacional, pois o último pode ser interpretado como se a empresa pertencesse a várias nações, já o primeiro relaciona-se ao fato de a empresa ultrapassar os limites territoriais de sua nação para atuar no mercado exterior. 
 Dentro do contexto atual da globalização, é muito comum que essas empresas produzam cada parte de um produto em países diferentes, com o objetivo de reduzir custos de produção, portanto essas empresas possuem influência que transcende a economia, pois elas interferem em governos e nas relações entre países.

Especialização e troca entre filiais de uma corporação automobilística no Sudeste Asiático


O mapa demonstra, em uma situação de uma corporação automobilística do sudeste asiático um fenômeno que ocorre no mundo todo: a especialização na linha de montagem de um produto e a circulação dessas peças até o produto atingir seu estágio final na montagem. Cada país se especializa em uma parte, por exemplo, de um automóvel ou pela mão e obra mais barata dessa parte ou pela matéria prima rica, assim deixando o automóvel, em sua montagem, com menos gastos e mais lucro para a corporação.


Redes de Segurança - Condomínios urbanos


Toda a ideia da existência de condomínios gira em torno do pressuposto de todos aqueles que não moram no local representam um perigo em potencial, e, dessa forma, devem ser mantidos longe da comunidade local. Essa ideia vem sofrendo críticas de que nem todos aqueles que seriam mantidos longe da comunidade representam algum tipo de perigo ou ameaça real. Outra ideia é a de que o aumento no tráfego de pessoas aumentaria, ao invés de diminuir, a segurança dos moradores locais. Isso porque a presença de mais pessoas nas ruas, em parte, inibiria o comportamento criminoso e aumentaria as chances de denúncias de atividades suspeitas.
É a criação de comunidades completamente desconectadas da realidade da vida fora de seus muros. Como essas comunidades são, especialmente em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos, verdadeiras ilhas de tranquilidade social e prosperidade, aonde inexistem problemas de saneamento ou de infraestrutura, elas são acusadas de causar uma atitude comodista com relação aos problemas além dos muros. Em suma, essas comunidades são vistas como uma medida usada pelas classes mais altas para se isolarem dos problemas de segurança ou de desigualdade. Isso porque essas comunidades são, geralmente, muito homogêneas sob o critério de renda ou cor.
Existem estudos que acusam a sensação de segurança vivida por aqueles que habitam condomínios de ser apenas uma falsa sensação. Isso porque a taxa de crimes dentro desses condomínios não diferiria muito da taxa de criminalidade de fora destes.


Os grandes fluxos da malha global

Os fluxos comerciais são mais intensos são Ásia - América do Norte, Ásia - Europa, Europa - América do Norte, Europa - Ásia(Extremo Oriente), assim como é demonstrado na tabela (situação de aprendizagem 7, página 83). A grande maioria dos fluxos se dá de regiões desenvolvidas para regiões desenvolvidas, quanto a regiões como América Latina, África e Europa Oriental possuem menores relações. 

" A História Das Coisas"


 

Um comentário: